skip to Main Content

Crenças Limitantes

Crenças limitantes são pensamentos bastante “solidificados” na mente das pessoas, que as condicionam a agir de modo a impedir o desenvolvimento em determinada área da vida.

Quando nascemos, somos como uma folha em branco. Mas ao longo da vida que crescemos e nos relacionamos com outras pessoas, nós escrevemos uma boa parte daquilo que somos. Tanto para o bem, quanto para o mal.

Em geral, tais fatores bloqueadores do sucesso foram formados ao longo da vida, por meio de experiências que o indivíduo teve em ambientes como família, escola, igreja, trabalho etc.

Se o pensamento em questão foi transmitido por alguém com certa autoridade sobre a pessoa (como pai, professor ou líder religioso), é provável que tenha sido acatado como verdade absoluta por parte de quem ouviu a mensagem.

Em outras ocasiões, a formação de crenças limitantes ocorre no nível inconsciente, ou seja, sem que a pessoa perceba tal aprendizado.

Definição

Crenças limitantes são, basicamente, opiniões e pensamentos que acreditamos que sejam verdades. Elas causam um efeito negativo nas pessoas, impedindo o crescimento profissional e pessoal.

Por conta disso, muitas vezes chegamos a desistir antes mesmo de tentar. As crenças limitantes se caracterizam por terem cunho negativo, que nos leva a desacreditar da possibilidade de alcançar os nossos objetivos.

Para entendermos melhor sobre o assunto, precisamos antes entender o que é uma crença em si. Ela se trata de uma interpretação que você aceita como uma verdade absoluta, mesmo que não seja.

Por isso, quando ouvimos ou sentimos certas coisas que não fazem tanto sentido, ou não temos provas concretas sobre determinado assunto, podemos desenvolver as crenças limitantes.

Existem pelo menos 3 tipos mais comuns de crenças limitantes:

  • 1. Hereditárias:

São as crenças desenvolvidas no ambiente familiar em que crescemos. Muitas das vezes são aquelas frases que escutamos e ficam no nosso subconsciente.

  • 2. Sociais;

Essa crença é adquirida fora de casa, são informações que vemos em jornais, amigos, nosso círculo de trabalho e propagandas.

  • 3. Pessoais:

São crenças criadas pelas experiências que tivemos e como reagimos a elas. Podemos dizer que ela se adapta ao nosso comportamento e personalidade. Uma pessoa que é demitida de um emprego, pode desenvolver uma crença limitante de que é incapaz.

QUER ENTENDER MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO? ASSISTA ESTE VÍDEO NA ÍNTEGRA:


As crenças limitantes prejudicam todos os setores da nossa vida limitando nosso desempenho, a busca por conhecimento e uma boa qualidade de vida. Elas fazem com que tenhamos um mal desempenho profissional, pode também acabar com relacionamentos e é prejudicial a nossa saúde.

Pode não parecer, mas essas afirmações, que acreditamos como uma única verdade, podem nos impedir de realizar nossos sonhos.

Elas podem ser responsáveis, também, por doenças como ansiedade e depressão.

Segue abaixo alguns exemplos de crenças limitantes:

“Não tenho dinheiro para nada”;
“Não tenho tempo para nada”;
“Não sou bom o suficiente”;
“Não sei tudo o que preciso”;
“Não consigo aprender isso”;
“Não consigo me organizar”;
“Eu não mereço sucesso ou coisas boas”;
“Não sei como resolver esse problema”;
“Eu não posso / não consigo / não sei fazer isso”;
“Nunca vou conseguir”.

Se identificou com esses exemplos? Cuidado; eles se tornam verdade, mesmo que não seja a nossa vontade.

Sabemos que não é tão simples eliminarmos algo que pode estar enraizado entre a gente, mas para que possamos superar de vez as crenças limitantes, devemos tomar algumas atitudes sobre isso.

Embora crenças limitantes estejam presentes na vida de grande parte das pessoas, isso não significa que você deve aceitar tais pensamentos destrutivos como parte da sua existência. Na verdade, é possível ressignificar certos aprendizados e, com isso, abrir-se para um universo de possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

1. Identifique e liste quais são as suas crenças limitantes sobre sua vida pessoal, profissional, emocional e financeira;
2. Perceba o que você pode ter perdido durante sua vida por conta dessas crenças;
3. Tente identificar o porquê delas não serem verdadeiras;
4. Fiscalize quando você identificar alguma crença limitante, dê o seu máximo para reverter essa situação!

Em todo o caso, é preferível exercitar bem sua mente solucionando todas as situações da sua auto análise. Esse processo é muito poderoso quando praticado com emoções próximas do real.

Outra dica bem importante é procurar mudar seus hábitos, essas crenças estão diretamente ligadas com aquilo que vivenciamos todos os dias, por isso mudar pode te fazer bem.

Pode ser que você precise do auxílio de um profissional para se livrar das crenças limitantes. Ainda assim, em muitos casos você mesmo pode desconstruir tais ideias nocivas à sua evolução como pessoa. Por exemplo, por meio do questionamento racional dos pensamentos ruins.

Uma frase de T. Harv Eker, autor do livro “Os Segredos da Mente Milionária”, pode auxiliá-lo nesse processo:

“Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados”.

Por essa frase, vemos que as mudanças devem começar pela reconfiguração da sua mente (mindset), para que você possa, então, agir de acordo com a sua nova visão de mundo ou filosofia de vida.

Hellen V. Neves – Terapeuta Comportamental & Treinadora

Compartilhe:

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, e formada em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica. Também possui formação internacional em Hipnoterapia Ericksoniana Básica e Avançada, em Transe Conversacional, Hipnose não-verbal e Neuropsicologia Biomagnética, É treinadora comportamental, Master Coach e pós-graduada em Psicologia Positiva e Coaching; e Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

Back To Top
Abrir o chat
Converse pelo Whatsapp!
Olá!
Quer mais informações sobre a terapia?