skip to Main Content

Se Conhecer É Se Libertar

Você já se sentiu preso a situações ou pessoas?

Eu já.

Houve um tempo em que eu vivia buscando a aprovação de pessoas que nem me conheciam direito, e preocupada com o julgamento de quem contribuía pouco, ou nada, para o meu crescimento.

O que me fez ser livre dessas prisões foi a prática do autoconhecimento.

Quem se conhece melhor possui um equilíbrio maior em sua postura, atitudes e reações. Compreender a beleza de ser único tira de nós o peso da comparação, e joga luz a todo potencial em ser autêntico.

Quando nos conhecemos, somos capazes de mapear os nossos limites – no que somos bons, e no que precisamos melhorar.

O autoconhecimento não traz soberba, ou sensação de superioridade, mas faz com que consigamos nos apoiar sempre, sem depender de resultados ou circunstâncias. Passamos a enxergar e considerar a opinião e o bem estar de quem mais importa: nós mesmos.

As consequências disso são relacionamentos saudáveis.

Quem se ama, sabe amar e sabe ser amado; e não aceita menos que isso.

O autoconhecimento liberta!

Ao longo da vida, somos surpreendidos por desafios e obstáculos que acabam por nos fazer duvidar da nossa própria motivação e capacidade para resolver os problemas.

Nesses momentos, é primordial não nos deixarmos abater, mantendo a nossa mente ativa e com foco nos objetivos prioritários. Isso só será possível se a nossa autoconfiança for desenvolvida de maneira sólida.

“Assim que tiver autoconfiança em si mesmo, você saberá como viver.” – Johann Goethe

Se você continuar com pensamentos do tipo “não sou bom o suficiente para isso”, a sua capacidade para o sucesso será aniquilada.

Como exercitar o autoconhecimento?
Existem alguns exercícios que podem ajudar você a se conhecer melhor e definir metas e propósitos para sua vida. Veja a seguir:

1. Questione-se
A ideia é que você faça uma reflexão interna sobre sua própria vida. Isso acontece quando você se questiona sobre alguns pontos e tenta entender quais sentimentos e emoções essas reflexões despertam. As perguntas são as mais simples, como por exemplo como eu ajo? O que me faz feliz? Qual imagem eu transmito? Quais são os meus maiores desafios? Quais são meus maiores sonhos?

 

2. Não tenha medo de mudar de opinião
Seja, sim, uma metamorfose ambulante! Autoconhecer-se significa, muitas vezes, mudar de opinião e implementar novos hábitos na vida. Portanto, esteja aberto às mudanças e à desconstrução de ideias e antigos conceitos. É natural que, com o amadurecimento, você mude de opinião e aprimore ideias antigas ao longo da vida.

3. Defina seu propósito de vida
Propósito; essa palavra, que está cada dia mais atual, diz muito sobre aquilo que motiva, move e te inspira. É a marca que você deseja deixar para o mundo. Para isso, vale a pena refletir sobre quais são os seus valores; o que você faria se não precisasse de dinheiro; o que te faz sentir vontade de levantar pela manhã; quem você admira e por quê… 

4. Aprenda a dizer não
É imprescindível saber se impor e não e não ter medo de dizer não para situações que vão contra os seus valores. Assim, além de se questionar e refletir sobre seu propósito e ideais, é preciso que você tenha segurança e confiança suficientes para entender quais escolhas serão benéficas e trarão melhorias para o seu bem-estar. Precisamos ser fiéis primeiramente a nós mesmos; aja de acordo com o que acredita e que não aceite situações que lhe pareçam erradas, apenas para agradar outras pessoas.

5. Busque ferramentas para se conhecer melhor

Algumas ferramentas, como terapia ou treinamentos de alto impacto emocional podem te auxiliar muito no processo de autoconhecimento, fazendo com que você tenha uma visão mais sistêmica de suas habilidades e competências. Contar com a ajuda de profissionais que já passaram por esses processos pode ser a virada de chave na sua vida. Para isso, vale a pena tirar um tempo para reflexão e questionamentos, além de investir em ferramentas de análise comportamental.

Uma pessoa munida de autoconfiança começa e recomeça quantas vezes forem necessárias, pois ela compreende e acredita na sua capacidade.

Ao desenvolver essa habilidade você estará reconhecendo o valor do seu esforço pessoal, e potencializando o seu sucesso, visto que não faltará coragem para tomar as atitudes necessárias e encarar as consequências de suas decisões, sem medo de ser feliz!

Construa diariamente a ponte da autoconfiança. Ela facilitará a sua caminhada pelo destino em busca do seu sonho.

Como treinadora comportamental e psicanalista, especializada em hipnoterapia, eu posso te ajudar neste processo. Saiba mais entrando em contato.

– Hellen V. Neves – Terapeuta Comportamental & Treinadora

Compartilhe:

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, e formada em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica. Também possui formação internacional em Hipnoterapia Ericksoniana Básica e Avançada, em Transe Conversacional, Hipnose não-verbal e Neuropsicologia Biomagnética, É treinadora comportamental, Master Coach e pós-graduada em Psicologia Positiva e Coaching; e Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

Back To Top
Abrir o chat
Converse pelo Whatsapp!
Olá!
Quer mais informações sobre a terapia?