skip to Main Content

Reserva Emocional

Você já parou para pensar como é o seu relacionamento com a suas próprias emoções?

Por exemplo, você é capaz de observar, identificar e – até um ponto saudável – controlar suas emoções e sentimentos, de forma a superar os obstáculos que se apresentam em seu cotidiano e seguir em busca de seus planos?

Ou você é do tipo que está sempre se autossabotando, criando desculpas e empecilhos que o impeçam de alcançar seus ideais, deixando-o frequentemente frustrado, ansioso e infeliz?

A verdade é que dificilmente você só será um ou outro. Normalmente uma parte do tempo temos pensamentos positivos e em outra, negativos. Agora, se você costuma se identificar com o segundo comportamento, mais negativo e com alguma dificuldade de ver o lado bom das coisas, com mais frequência, isso significa que você precisa desenvolver a sua inteligência positiva, o que possibilitará que a sua mente passe a trabalhar a seu favor.

O que é inteligência positiva

A ideia da inteligência positiva ganhou popularidade por meio do autor Shirzad Chamine na obra Inteligência Positiva. Segundo o autor, a sua mente pode ser sua melhor amiga ou pior inimiga. E a inteligência positiva é força relativa desses dois modos. Quando a sua mente trabalha mais tempo como sua amiga, isso significa que você tem uma inteligência positiva alta, caso contrário, isso indica um “quociente de positividade baixo”.

Trata-se, portanto, de um conceito que indica o grau de controle que você tem sobre sua própria mente, a fim de fazê-la atuar de acordo com seus próprios interesses. E esse grau de controle pode ser medido através do Quociente de Inteligência Positiva.

Atualmente a neurociência e a psicologia consideram o Quociente de Positividade (QP) essencial para melhorar o desempenho, alcançar as metas e aumentar a felicidade. Ele mostra a porcentagem de tempo em que seu cérebro trabalha positivamente (a seu favor) “versus” negativamente (sabotando você).

Nesse conceito, quando a nossa mente trabalha de forma positiva, significa que estamos no controle de dela, utilizando-a de forma benéfica e a nosso favor.

Segundo a Neurociência, o lado direito do cérebro lida com o todo, como as imagens, a linguagem não verbal e a detecção de coisas invisíveis como a energia e as emoções. Ele ajuda na percepção de nossas sensações físicas e emocionais, contrastando com o lado esquerdo do cérebro mais voltado para o pensamento lógico e linear, que lida com os detalhes e a racionalidade. O lado direito nos leva aos relacionamentos, positividade, alegria e significado.

A boa notícia é que os músculos do cérebro QP ao serem exercitados respondem bem em um tempo relativamente curto.

Pessoas que praticam a Inteligência Positiva no seu dia a dia apresentam resultados significativamente melhores.

Uma pesquisa realizada com 275 mil pessoas diferentes, concluiu que QP maior leva a salários maiores e maior sucesso nas áreas do trabalho, casamento, saúde, sociabilidade e amizade. Líderes com QP maior são mais precisos e cuidadosos ao tomar decisões, na compreensão das equipes e no enfrentamento de crises.
Potencializar a Inteligência Positiva, significa pensarmos positivamente, parece simples, mas não é.

Desde a nossa infância fomos estimulados a exercitarmos não o nosso QP e sim os nossos sabotadores que são os inimigos internos, formados pelo conjunto de padrões mentais negativos, automáticos e habituais que trabalham contra nós.

A questão não é se você tem ou não sabotadores, mas a intensidade que eles permanecem na sua mente, sentimentos e ações.

São esses pensamentos negativos que dizem o tempo todo que você não é capaz, que não conseguirá e que as circunstâncias não ajudam.  O principal e maior sabotador é o “crítico” que só faz encontrar defeitos em nós mesmos e nos outros, gerando e alimentando emoções negativas como a ansiedade, o estresse, a raiva, a decepção, a vergonha e a culpa.

Para vencer os sabotadores é necessário enfraquecê-los por meio do fortalecimento do lado direito do cérebro, área responsável pela positividade, onde está a mente aberta, a criatividade e a inovação, as soluções de problemas, a empatia, dentre outras.

ASSISTA NO VÍDEO A SEGUIR UMA EXPLICAÇÃO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA MENTE:

https://www.youtube.com/watch?v=UEqF7Vnnwgs

É necessário identificar pensamentos e sentimentos que nos impedem de explorar o nosso potencial e alcançar a autorrealização.

Outras dicas para desenvolvimento dos músculos do cérebro QP é:

  • Ler bastante;
  • Fazer atividades físicas;
  • Caminhadas todos os dias;
  • Ouvir música prestando atenção à letra e ritmo;
  • Estar com os entes queridos;
  • Ter foco e concentração;
  • Escutar os sons que o rodeiam…

Relaxe por alguns instantes mesmo que seja no seu local de trabalho, sinta o peso do seu corpo na cadeira. Por serem exercícios simples pode parecer a princípio que não façam nenhum sentido, mas na prática já ficou comprovado que impactam e fortalecem os músculos do cérebro QP.

Hellen V. Neves – Terapeuta Comportamental & Treinadora

Compartilhe:

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, e formada em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica. Também possui formação internacional em Hipnoterapia Ericksoniana Básica e Avançada, em Transe Conversacional, Hipnose não-verbal e Neuropsicologia Biomagnética, É treinadora comportamental, Master Coach e pós-graduada em Psicologia Positiva e Coaching; e Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

Back To Top
Abrir o chat
Converse pelo Whatsapp!
Olá!
Quer mais informações sobre a terapia?